terça-feira, 24 de julho de 2018

Você conhece um pouco da história de onde você mora? Então saiba mais sobre Paraíba do Sul


Paraíba do Sul já foi considerada uma das cidades mais importantes do país na época em que o café era a principal atividade


O Século XIX foi marcante para o município de Paraíba do Sul, com a construção da Ponte da Parahyba (a primeira a cobrar pedágio no Brasil), um investimento do Barão de Mauá e a inauguração da Estação Ferroviária, que contou com a presença do Imperador D. Pedro II no evento, a cidade se tornou um marco em avanço para o segmento da época, no caso, o cultivo da café. Nossa cidade era considerada um ponto estratégico. 

O café também fez parte da história de Paraíba do Sul e alguns prédios, construídos na época do apogeu dos barões do ouro verde, ainda podem ser apreciados na cidade. 
Paraíba do Sul oferece uma grande oportunidade para conhecer parte de um passado grandioso de nosso país, através do turismo histórico cultural. 


Saiba mais sobre as obras que contou com a presença do Imperador D. Pedro II em sua inauguração



Ponte da Parahyba – A ponte, encomendada pelo Visconde de Mauá, foi projetada pelo engenheiro Douglas Dodgson e inaugurada em 1857. A partir dessa data até 1889, cobrava-se pedágio de seus usuários. Sua estrutura férrea foi elaborada em Niterói e as peças, em treliça, medindo quase 3 m, foram transportadas por tropas de mulas. Sua sustentação é feita por quatro colunas maciças em cantaria. 

Localização: Praça Garcia - Bairro da Grama 




Estação Ferroviária – Inaugurada em 1867 com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II, a estação integrou Paraíba do Sul ao eixo Rio-Minas, na Estrada de Ferro que levava o nome do regente, mais tarde, alterado para Central do Brasil. Durante os tempos áureos do café, a estação favoreceu o escoamento do fruto produzido na região para o Porto do Rio de Janeiro. A construção antiga foi demolida no início do século XX e deu lugar a uma nova estação projetada pelo engenheiro Paulo de Frontin. Quando em funcionamento, é desta estação que parte o trem da Estrada Real levando turistas para um agradável passeio pela cidade.

Localização: Centro da Cidade




Sem comentários:

Enviar um comentário