Paraíba do Sul já foi considerada uma das cidades
mais importantes do país na época em que o café era a principal atividade
O Século XIX foi marcante para o município de Paraíba do Sul, com a construção
da Ponte da Parahyba (a primeira a cobrar pedágio no Brasil), um investimento
do Barão de Mauá e a inauguração da Estação Ferroviária, que contou com a
presença do Imperador D. Pedro II no evento, a cidade se tornou um marco em
avanço para o segmento da época, no caso, o cultivo da café. Nossa cidade era
considerada um ponto estratégico.
O café também fez parte da história de Paraíba do Sul e alguns prédios,
construídos na época do apogeu dos barões do ouro verde, ainda podem ser
apreciados na cidade.
Paraíba do Sul oferece uma grande oportunidade para conhecer parte de um
passado grandioso de nosso país, através do turismo histórico cultural.
Saiba
mais sobre as obras que contou com a presença do Imperador D. Pedro II em sua
inauguração
Ponte da Parahyba – A ponte, encomendada pelo Visconde de Mauá, foi
projetada pelo engenheiro Douglas Dodgson e inaugurada em 1857. A partir dessa
data até 1889, cobrava-se pedágio de seus usuários. Sua estrutura férrea foi
elaborada em Niterói e as peças, em treliça, medindo quase 3 m, foram transportadas
por tropas de mulas. Sua sustentação é feita por quatro colunas maciças em
cantaria.
Localização: Praça Garcia - Bairro da Grama
Estação Ferroviária – Inaugurada em 1867 com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II, a estação integrou Paraíba do Sul ao eixo Rio-Minas, na Estrada de Ferro que levava o nome do regente, mais tarde, alterado para Central do Brasil. Durante os tempos áureos do café, a estação favoreceu o escoamento do fruto produzido na região para o Porto do Rio de Janeiro. A construção antiga foi demolida no início do século XX e deu lugar a uma nova estação projetada pelo engenheiro Paulo de Frontin. Quando em funcionamento, é desta estação que parte o trem da Estrada Real levando turistas para um agradável passeio pela cidade.
Localização: Centro da Cidade
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