sexta-feira, 20 de julho de 2018

Nossa história, nossa terra, nossa origem!

Conheça algumas fazendas históricas de Paraíba do Sul
Fazenda Boa Vista

Vamos falar um pouco sobre o passado de Paraíba do Sul e começaremos sobre as fazendas históricas, que como a grande maioria, tinha o café como principal produto, após anos de cultivo, foram se adaptando à realidade. São séculos de histórias que não devem nunca serem esquecidos. 

Conheça:

Fazenda Boa Vista 

Localizada no município de Paraíba do Sul, foi resultante da união de duas sesmarias (Cachoeira da Boa vista e Surubiquara) em 1811. Seu primeiro dono foi o capitão Manuel Joaquim de Azevedo que ali construiu um grande engenho de açúcar e cultivou cana. Após a morte do capitão a fazenda passou a ser de seu genro João Gomes Ribeiro de Avelar que a tornou grande produtora de café. Com sua morte, em 1879, a fazenda passou ao seu filho Joaquim de Azevedo Avelar que a vendeu ao governo imperial. 

Fazenda Santo André 

Foi fundada no ano de 1840 por Carlos Pereira Nunes, que explorou a cafeicultura. Com sua morte em 1894, a fazenda ficou como legada a sua mulher Adélia Pereira Nunes. Até meados do século XX a fazenda ainda pertencia aos herdeiros de Carlos Pereira Nunes. 

A sede, onde se encontra a casa grande da Fazenda Santo André, foi mantida pelo herdeiro; porém, cerca de 59 alqueires (150 originais), foi vendida no ano de 1980 ao Sr. Waldyr de Assis Ribeiro, que permaneceu proprietário até 1993. 



Fazenda do Rio Novo 

É uma fazenda histórica do município de Paraíba do Sul, foi construída no século XIX para cultivo de café. A inspiração para o nome da fazenda provém do riacho homônimo que passa pela propriedade. Seus primeiros donos compraram esta porção de terras, que pertencia à Fazenda da Paraíba, de 24 diferentes proprietários, em 1845. Após ficar em condições ruins e com grandes dívidas, a Fazenda do Rio Novo foi revitalizada pelo Barão Ribeiro de Sá, que assumiu os seus negócios após casar-se com a futura Baronesa do Rio Novo, Maria de Trindade Araújo.

Com a derrocada do café no Vale do Paraíba, a fazenda foi vendida pelo filho do Barão Ribeiro de Sá e teve diferentes donos. Sua sede foi reformada por Sérgio Lacerda, que modernizou a casa e adquiriu novo mobiliário. Hoje, os herdeiros da Fazenda Rio Novo dedicam-se à pecuária leiteira.


Sem comentários:

Enviar um comentário