sexta-feira, 27 de julho de 2018

Conheça um pouco da história de um dos principais cartões postais de Paraíba do Sul




A Praça Marques de São João Marcos- Jardim Velho é conhecido por suas belezas naturais, no entanto, sua história é tão bela quanto suas palmeiras. Tenho certeza que, você sul-paraibano ou turista, que já teve a oportunidade de visitar esse lindo cartão postal, se encantou com sua beleza. Então, viaje conosco no início de tudo, quando de fato, tudo começou.

O coreto, tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural – INEPAC, localiza-se no centro da grande praça, com paisagismo típico do segundo reinado, assinalado pelos renques de 60 palmeiras imperiais, plantadas em novembro de 1868, colocadas em fileiras em formato de cruz. O coreto de refinada execução foi construído por Francisco Ferreira Ribeiro, o “Chico do Sossego”, no início do século XX, com base de pedra sextavada e cobertura metálica com lambrequim sustentada por seis pilares que apóiam o gradil de ferro, trabalho detalhado do ferreiro Augusto Batista Ferreira.

Era o local de antigas retretas, onde havia apresentações de bandas musicais da cidade. A praça teve anteriormente outros nomes: Largo das Palmeiras, Jardim Municipal e Praça Marques de São João Marcos, em homenagem a família Paes Leme. O jardim de influência do romantismo inglês proporciona a sensação de integração à natureza, com seus canteiros, espelhos d’água, repuxos, fontes e aconchegante bosque.






Sem comentários:

Enviar um comentário